quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Rio Acima (MG) - Cachoeira do Índio e Cachoeira do Viana

Olá Amigos,

Gostaria de compartilhar uma ótima experiência que tivemos neste final de semana, uma pequena viagem que fizemos para Rio Acima, um município de Minas Gerais de pouco mais de 8.000 habitantes com muita história e belezas naturais.


O Acesso é muito fácil pois depois de Nova Lima seguindo a MG 030 tem diversas placas sendo impossível não encontrar.

Assim que chegamos pudemos notar que o local é muito calmo e muito convidativo. Apesar de pequeno, pode-se notar uma boa estrutura para o atendimento à turistas com várias padarias, locais para almoçar e lojinhas de lembranças.

Nós estávamos mais interessados em procurar cachoeiras e belezas naturais, por isso logo que chegamos, após passar a ponte da entrada da cidade paramos e perguntamos pela cachoeira do índio, a primeira pessoa que questionamos já nós disse com exatidão que viraríamos a esquerda do lado da famosa estação da maria fumaça e seguiríamos ali até uma estrada de terra.
O acesso é relativamente difícil porém todas as pessoas conhecem, então é muito difícil de você se perder.

Depois de alguns kms na estrada de terra passamos por um vilarejo ( neste ponto erramos, a estrada se bifurca sendo o lado esquerdo caminho para a cachoeira e o lado direito a entrada do vilarejo), e depois de pouco tempo já podíamos a vistar de longe a queda d´água no alto das montanhas.



Após uma porteira que estava do lado direito da estrada, conforme os moradores nos informaram, do lado esquerdo da estrada logo a frente foi aberto uma passagem na cerca para acesso à cachoeira do Índio. Ali adentramos com o carro, o deixamos lá e depois de poucos metros e começamos a trilha a pé.

Tendo a visão da cachoeira encima da pedra, seguimos intuitivamente até o seu leito, e a partir daí seguimos pelas pedras e contra o curso d´água até a mesma.

Logo quando avistamos a cachoeira foi indescritível a sensação.


É uma queda enorme formando braços gigantes de água, o paredão é muito bonito, com cores cinzas misturadas com o verde das plantas e dos musgos.





Aquela vista foi simplesmente fantástica.

Logo ali forma-se um poço, não tão fundo mais ideal para quem gosta de se refrescar. Ficamos encantados com a beleza dessa cachoeira. Desequipamos e ficamos ali descansando e apreciando a vista.


Depois voltamos pela trilha e seguimos para a cachoeira do Viana, voltamos na estrada principal, seguimos alguns kms para frente e vimos uma entrada também a esquerda. 

Não existe qualquer sinalização, é necessário perguntar para alguém ou ir intuitivamente levando em conta que você pode ver a cachoeira alguns km antes. A entrada é bem esburacada, e segue para uma estrada feita aparentemente por jipes.

Nós estávamos no meu carro que é baixo, um Kia Cerato, então tivemos muita dificuldade de passar pela trilha, até que tivemos que abandona-lo e seguir a pé, pois tinham muitos buracos e só um veículo com uma suspensão mais adequada poderia continuar.

Depois de uma leve caminhada achamos a cachoeira do Viana, que é uma queda muito menor  e tem uma ponte logo a frente.









Vários trilheiros de bike e moto param ali para se refrescar. Após apreciarmos a cachoeira e a ótima vista da ponte que tem logo na frente da mesma que serve de mirante para a beleza geográfica do lugar voltamos para a cidade.



Lá nós vimos a Maria Fumaça que é realmente muito bonita,  tendo os horários para os passeios que duram 55 minutos, percorrendo 7 kms e custando R$15,00. E depois ela fica estacionada para quem quiser fotografar e apreciar.

















Muito satisfeitos voltamos para a casa com muita vontade de voltar para conhecer a cachoeira Chica Dona que não tivemos o prazer de apreciar.

Segue um vídeo que fizemos com as belezas do lugar!






Indicamos a todos o passeio!

Amamos Minas e suas belezas!

                                       Raphael Andrade



4 comentários:

  1. olá Raphael, estou querendo usar o roteiro de voces e ainda incluir a cachoeira Chica Dona, vocês tem alguma indicação? estou indo para camping.
    gustavo.mecat@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fiz apenas esse roteiro!

      Infelizmente não visitei a Chicadona!

      Quando eu visitar farei um post!

      Att.

      Excluir
  2. Gostaria também de saber se tem alguma cachoeira próxima a São José do Rio Preto, no estado de minas

    ResponderExcluir
  3. É seguro parar o carro nessas estradas de terra antes de seguir a pé?

    ResponderExcluir