segunda-feira, 9 de junho de 2014

Trekking Trilha dos Escravos - Serra do Cipó - MG

Caros amigos (as),



Gostaria de dividir com vocês a boa experiência que tivemos no treking que realizamos na trilha dos escravos (Serra do Cipó- MG) neste sábado (09 de junho de 2014).
Localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira, a Trilha dos Escravos é um atrativo que leva ao topo da Cachoeira Véu da Noiva e sua respectiva nascente, denominada de Mãe D'água. Sua construção, como o próprio nome diz, foi feita pelos escravos para auxiliar o transporte das riquezas minerais adquiridas na Serra do Espinhaço durante o ciclo do ouro e diamante do século XVIII. 


A Trilha tem aproximadamente 4 metros de largura e 1.200 metros de comprimento. O caminho é íngreme, com pedras unidas e cercada por uma vegetação de cerrado, de onde se tem uma vista do Morro da Pedreira e da região de Cardeal Mota.
Saindo de BH e percore-se cerca de 114 km até a Serra do Cipó, passando pela linha Verde e Lagoa Santa.

Chegando a cidade, qualquer pessoa pode informar a localização da trilha, pois é muito conhecida.


Logo no início do percurso já se pode perceber o quão seria ingrime a travessia e que vista linda nos reservaria o fim dela.




Após o fim da trilha dos escravos, depois de cerca de 1200 metros de subida, começa uma trilha de areia no alto do morro, plana, com uma vista muito bonita e diversas flores.



Ao fim dela, cerca de 400 metros encontra-se a Mãe D'água, a nascente, que forma três poços de águas cristalinas e desemboca na cachoeira do véu da noiva.



Quem quiser pode se arriscar e continuar a trilha descendo a nascente pelas pedras, mas o caminho é perigoso e escorregadio.




Não aconselho quem não saiba nadar bem o fazer, pois no final tem um poço que só é possível atravessar nadando, fora que algumas partes requer bastante mestria em escalar as pedras, um escorregão pode resultar numa queda dentro da água.

O primeiro poço é o melhor para relaxar, pois é raso e tem pedras que proporciona que você possa deixar seus pertences perto, comer algo, se hidratar ou fazer um piquenique bem nas margens das cristalinas águas da nascente.


O terceiro poço é o melhor para nadar, pois ele é fundo e possui uma pedra que pode ser usada para mergulhos e saltos.



Sem dúvidas, a parte mais empolgante é a vista da cachoeira do véu da noiva por cima.











Apesar de geladas, as águas da nascente são límpidas e refrescantes, é difícil resistir a um banho refrescante e a um bom gole de água direto da fonte, sem conta ao belíssimo visual, pois pelo chão ser rochoso é possível enxergar o fundo dos poços.




 

Sem dúvidas, essa trilha vale muito a pena e pode ser feita por iniciantes! Vá também desfrutar dessa empolgante aventura.

 Raphael Andrade


"Uma paisagem qualquer é um estado de alma." Henri Amiel
























Nenhum comentário:

Postar um comentário